Um dos mais importantes festivais sul-americanos sobre o cinema socioambiental

A “Mostra Ecofalante de Cinema” é um evento audiovisual com obras que retratam, discutem, refletem e pensam sobre a questão socioambiental local e mundial. Acontece todo ano no primeiro semestre, desde 2012, na cidade de São Paulo. A programação é gratuita e, além disso, no segundo semestre, também são realizadas itinerâncias em cidades de todo o Brasil. Além disso, são exibidos curtas e longas-metragens com os melhores filmes socioambientais originados de todos os lugares do mundo, cenário em que o festival evidencia em sua curadoria o caráter global e urgente do pensamento sobre o clima, a natureza e a sociedade.
Em relação à programação, a Mostra Ecofalante convida seus espectadores a refletirem sobre a questão socioambiental a partir de diversas perspectivas, contextos, culturas, vozes, autores e cineastas. Assim, é apresentada um mosaico plural de experiências, vivências, memórias e sonhos que englobam indivíduos e histórias que, embora distintos entre si, demonstram uma preocupação em comum a respeito da situação ambiental e social do mundo. O festival conta com seções como: Panorama Histórico, Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-Americana, Concurso Curta Ecofalante, Infantil e diversas outras, como exibições especiais nacionais e internacionais, estreias mundiais, mostras competitivas e já contou com exibições que pensam a linguagem cinematográfica e a questão ambiental através de meios plurais, como a realidade virtual.

Acima, capas dos catálogos do festival referentes aos anos de 2022 a 2024. Os catálogos auxiliam os espectadores e visitantes a entenderem sobre as sessões, as temáticas, curadorias e recortes, as sessões especiais e contém todos os filmes exibidos durante a Mostra. Além de uma linda recordação do evento, é uma rica fonte de informações para descobrir novos filmes.
Além do evento anual, através da Mostra são realizadas parcerias com instituições educacionais e universitárias, com o intuito de democratizar o acesso ao cinema e, principalmente, às obras audiovisuais socioambientais da curadoria para a maior quantidade possível de pessoas, distribuídas em todo o país. Nesse contexto, também estão presentes debates, que enriquecem a percepção e compreensão dos filmes, e formações de professores em equipamentos culturais e instituições de ensino. Essa contribuição, além de estar alinhada com os projetos pedagógicos já desenvolvidos nas escolas, também engrandece a formação cidadã dos alunos, que aprendem sobre as temáticas socioambientais por meio de olhares, personagens e histórias ricas, distintas entre si e que desafiam o modo como a atual sociedade se comporta em relação ao ambiente em volta.



Acima, filme exibidos no “Esquenta” para a 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, em cooperação com a Secretaria Municial de Educação de São Paulo (SME-SP), com curadoria direcionada para o Ensino Fundamental. Nos filmes, as temáticas principais são relacionadas a questões raciais e indígenas.
Em palavras finais, a Mostra Ecofalante de Cinema é um modo de refletir, por meio do cinema e da arte audiovisual, sobre a relação do ser humano com o ambiente a sua volta. Para isso, utiliza as mais diferentes técnicas, linguagens e gêneros para contar histórias socioambientais que não apenas encantam os espectadores, mas também enriquecem sua percepção de mundo. Sediada em São Paulo, a Mostra se expande para todo o horizonte nacional e exibe obras brasileiras e de todos os lugares do mundo. Mais do que isso, é uma forma de enxergar, através dos olhares de diferentes cineastas, um mundo que contém formas plurais de se relacionar e conviver com o meio ambiente.
Nos dias 02, 04 e 05 de junho de 2025, a ESPM recebe uma exibição especial da 14° Mostra de Cinema Ecofalante. Na segunda-feira (02/06), uma exibição de curtas com um debate com Bernard Kuhn, programador do FIFE (Festival Internacional Du Film D’éducation).
No dia 04/06, quarta-feira, teremos exibição do filme Animal, de Cyril Dion, com debate com nosso professor André Deak. O filme, de 2021, trata de nossa relação com o resto do mundo vivo e o colapso da biodiversidade. O filme esteve na seleção oficial do Festival de Cannes e ganhou oito prêmios em festivais internacionais.
E pra finalizar, quinta-feira, dia 05/06, terá a exibição do filme “Escute: A Terra Foi Rasgada”, de Cassandra Mello, Fred Rahal.
Por Bruno Cabral
Fontes (acesso em 29/05/2025, 22:00)
https://ecofalante.org.br/imprensa/2023
https://ecofalante.org.br/eventos
https://ecofalante.org.br/blog
https://ecofalante.org.br/educacional
https://istoedinheiro.com.br/mostra-ecofalante-de-cinema-estreia-em-sao-paulo-e-vai-ate-11-de-junho