A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um dos maiores festivais de cinema do Brasil, com projeção nacional e internacional. A Mostra, que nasceu em plena ditadura militar, um cenário de censura e repressão extremos, não só resistiu ao longo dos anos, mas também cresceu e se tornou um verdadeiro marco para o cenário cinematográfico de São Paulo. O local de sua origem possui familiaridade para a ESPM, pois é também um projeto que teve o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) como berço, tornando-se independente com o passar do tempo.
A Mostra, que acontece todos os anos, possui uma programação vasta, tanto de sessões de filmes, quanto de palestras, apresentações, discussões, eventos formativos e relacionados ao mercado audiovisual. Exemplo disso é o Encontro de Ideias Audiovisuais, que promove diálogos sobre negócios, com mesas e fóruns de debate. Além disso, a Mostra está sempre em consonância com a área atual do cinema e do audiovisual, como visto na 47ª edição do festival, que contou com o Prêmio Paradiso, que faz referência ao apoio à distribuição em salas de cinema, e o Prêmio Netflix, de aquisição mundial para a plataforma. A respeito da programação dos filmes, a Mostra consta com seções como: Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Retrospectiva, Homenagem, Apresentação Especial e Realidade Virtual. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas seções abaixo, baseado na 47ª edição da Mostra.
Perspectiva Internacional
Essa categoria conta com filmes produzidos recentemente em todo o mundo, tanto de realizadores consagrados, quanto de revelações do cinema, com uma mescla de produções tradicionais com aquelas que teriam difícil acesso no Brasil.
Competição Novos Diretores
Realizadores que estão, ou estreando, ou realizando seu segundo longa-metragem, e que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. Os filmes selecionados são os mais votados pelos espectadores após as seções da primeira semana da Mostra. Por fim, essas produções escolhidas pelo público são vistas pelo Júri, que vai indicar os premiados.
Mostra Brasil
Obras brasileiras de cineastas estreantes e consagrados. Composto de filmes produzidos no ano da Mostra e inéditos em São Paulo.
Retrospectiva
Seção dedicada a celebrar a carreira de um realizador, e que se altera todos os anos. Em 2023, Michelangelo Antonioni foi o escolhido, com a exibição de vinte e três filmes do diretor, em colaboração com o Instituo Italiano de Cultura.
Homenagem
Seção de homenagem a diferentes cineastas. Na 47ª edição, constou com o Prêmio Leon Cakoff e o Prêmio Humanidade.
Apresentação Especial
Composto por obras de diferentes assuntos e realizadores, com a presença de cineastas renomados com temáticas especiais e urgentes, e que muitas vezes podem ser consideradas como “inclassificáveis”, mas que encontram espaço nessa categoria polifônica e plural.
Realidade Virtual
Na 47ª edição, a Mostra exibiu filmes voltados a lógica da Realidade Virtual, buscando expandir horizontes futuros e novas olhares estéticos para o cinema.
Desse modo, é evidente que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um marco não restrito somente à cidade ou ao solo brasileiro, mas muito importante também no circuito mundial. É um evento que movimenta toda o contexto cinematográfico de São Paulo, situação em que a cidade é afortunada com a estreia de produções nacionais e internacionais, abrindo espaço para o novo e reconhecendo os valores de quem já produz há muito tempo no mercado. Geralmente, ocorre no mês de outubro, anualmente, e é uma oportunidade valiosa para descobrir novos filmes, cineastas, realizadores audiovisuais e artistas.
Referências bibliográficas (acesso em 04/10/2024)
47ª Mostra Interncional de Cinema de São Paulo – Editorial
47ª Mostra Interncional de Cinema de São Paulo – Seções
47ª Mostra Interncional de Cinema de São Paulo – Catálogo – III Encontro de Ideias Audiovisuais
SP 468 – MASP – Museu de Arte de São Paulo e a origem da ESPM
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: entenda mais sobre!
Território da cinefilia: a Mostra Internacional de Cinema e a cidade de São Paulo (1977-1983)