Cyntia Calhado

Cyntia Gomes Calhado é jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora de Comunicação e Audiovisual. Doutora (bolsista CNPq) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde desenvolveu o estudo Intensidades da imagem: experiência estética no cinema, análises críticas a partir de Walter Salles. Mestre (2013, bolsista CAPES) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição (2008). É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos, organizado por Christine Mello, e também da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento organizada por Marina Cavalcanti Tedesco e Rogério Luiz Oliveira. Organizadora, junto com Aline de Caldas Costa, e uma das autoras da coletânea Cinematografia,Expressão e Pensamento – Volume 2 (Appris, 2021). Integrante do grupo de pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento, que tem a direção de fotografia como campo de estudo. Seu campo de pesquisa abrange comunicação e audiovisual, mais especificamente semiótica da construção audiovisual, intensidades da imagem em movimento, narrativa audiovisual, experiência estética no cinema contemporâneo e cinema brasileiro. Atua há sete anos como professora no ensino superior nas disciplinas de Semiótica da Construção Audiovisual, Concepção e Desenvolvimento de Projetos Culturais, Mercado Cultural, Fotografia, Criação e Produção Audiovisual, História e Linguagem do Audiovisual, Linguagens e Estruturas do Discurso e orientadora de TCC em cursos de Audiovisual e Comunicação. Atuou como orientadora do curso de especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ministra cursos livres de Audiovisual em instituições culturais, como MAM, Reserva Cultural, Sesc SP, Instituto de Cinema e Casa Guilherme de Almeida. Jurada na categoria de ficção do Festival Audiovisual FIAM-FAAM nas edições de 2016 e 2017. É associada da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), com participação nas edições de 2015 a 2019, e uma das coordenadoras do ST Estética e Plasticidade da Direção de Fotografia no triênio de 2020 a 2022. E membro da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal), tendo participado da edição de 2017 (em Braga). Possui dez anos de experiência profissional em Jornalismo, com atuação como crítica de cinema e repórter em diversos veículos, entre eles, publicações da Editora Abril, as revistas Reserva Cultural e Revista E, do Sesc, e o site Guia da Semana. É coidealizadora do site de cinema brasileiro Caleidoscópio. Entre as mais recentes publicações na imprensa está “Estética do Software no Documentário Político” na Carta Capital.

Referências bibliográficas ou autores adotados:
BORDWELL, David; DELEUZE, Gilles; DEWEY, John; DUBOIS, Philippe; MACHADO, Arlindo; MELLO, Christine; NAGIB, Lúcia; PARENTE, André; RANCIÈRE; SAFATLE, Vladimir; SANTAELLA, Lucia; STAM, Robert; XAVIER, Ismail.

Temas ou conteúdos de interesse:
Direção de fotografia, Semiótica do audiovisual, Imagem em movimento, Narrativa audiovisual, Experiência estética no cinema, Cinema contemporâneo, Gêneros cinematográficos e Cinema brasileiro

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual
:
Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa, Desenvolvimento de Formato

Tipos de narrativa com maior afinidade:
Ficção; Não-Ficção

Plataformas preferidas:
Cinema; Streaming

Formatos preferidos:
Curta-metragem; Videos Institucionais

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso do tipos:
PGCAv Monográfico; PGCAv Experimental

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2129013796969923

 

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,