Heverton Lima

Heverton Lima é graduado em Cinema pela UFF (2012) e em Economia pela Unesp (2004), com mestrado em Cinema e Televisão na ECA/USP e mestrando em Economia (UFRGS e Itaú Cultural), com foco em Indústrias Criativas (2020-2022). Atua como professor na graduação em Cinema e Audiovisual na ESPM-SP e como produtor executivo na Paideia Filmes. Seus recentes trabalhos incluem a produção de lançamento de Democracia em Vertigem (102’, 2019), de Petra Costa, indicado ao Oscar de Melhor Documentário (2020), na Busca Vida Filmes. É produtor executivo de todos os projetos da Paideia Filmes: os documentários Platamama (72’, 2018), Eleições (102’, 2018) e Meu Corpo é Político (71’/ 52’, 2017), dirigidos por Alice Riff; e as ficções Guigo Offline (52’, TV Cultura, 2017) e o premiado curta Marina não vai à praia (17’, 2014). Seus filmes receberam prêmios e foram exibidos em festivais como Dok Leipzig, Visions du Réel, Bafici, Festival de Havana, Festival Internacional de Cinema Infantil de Nova Iorque, Olhar de Cinema, Festival do Rio, e Mix Brasil, com licenciamentos para canais de TV e plataformas de streaming como MUBI e Amazon Prime Video. Seus recentes trabalhos incluem produções independentes de ficção e documentais, com foco em impacto social, e atualmente está concentrado suas atividades na produção criativa de propriedade intelectual de séries e longas-metragens de diferentes gêneros.

Referências bibliográficas ou autores adotados:

José Mario Ortiz Ramos, Muniz Sodré, Valério Brittos, Henry Jenkins, Bernard Miège, Jesse Souza, Murilo César Ramos, Robert Mckee, Pablo Del Teso, Arthur Autran, Valério Brittos, Marcelo Ikeda, Melina Izar Marson, César Ricardo Siqueira Bolaño, Anita Simis, entre outros.

Temas ou conteúdos de interesse:

Produção Criativa, Desenvolvimento de projetos audiovisuais, Estudo Inteligência de mercado, Políticas Públicas para o setor audiovisual, TV Paga, Fomento direto e indireto (plano estratégico de financiamento) para obras audiovisuais, VOD, Produção de documentários de impacto, Regulação do Audiovisual, Cadeia Produtiva do Audiovisual, Economia do Audiovisual, Cultura da Convergência, Cinema e Estado, entre outros.

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual:

Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa; Pré-Produção; Produção; Negócios: Planejamento Estratégico, Planejamentos de Comunicação e de MKT.

Tipos de narrativa com maior afinidade:

Ficção;Não-Ficção.

Plataformas preferidas:

Cinema;Televisão;Streaming.

Formatos preferidos:

Longa-metragem;Curta-metragem;Série de TV;Programas de Televisão.

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso dos tipos:

PGCAv Monográfico;PGCAv Empreendedor;PGCAv Experimental.

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9467165574807753

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,