Luciana Andrzejewski

Formada em História, com especialização em Arte e mestrado em Memória Social, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Vinte anos de experiência em Produção Audiovisual e Pesquisa para TV e para Editoriais de Moda e Fashion Film.
Trabalhou na criação e conservação da mapoteca para as plantas arquitetônicas dos projetos das reformas urbanísticas do Rio de Janeiro e no acervo de fotografia (Augusto Malta) do Arquivo Geral da Cidade do RJ (AGCRJ). Na Rede Globo, foi a responsável pela curadoria e organização dos acervos de Figurino e Cenografia, como também pela construção do Blog de ambos os acervos, junto com o TI, para agilizar a comunicação interna da empresa, via extranet.
Coordenou Pós em Comunicação, no CCAA, no Rio de Janeiro. Morou em São Paulo (2013-2019) foi docente e orientadora nas áreas de Moda, Comunicação e Gestão, na FMU, FAM, Belas Artes, SENAC e USCS. Como também, coordenou eventos sobre Cultura Empreendedora e Economia Criativa para o (MINC) e foi produtora executiva do filme A Paixão Segundo G.H. Foi orientadora no Projeto Nike Open The Box (SP) e nas ações de Gamificação para empresas nas áreas de comunicação e moda. Participou três anos seguidos da convenção da Chilli Beans Fashion Cruise, na criação dos cursos e dinâmicas. 
Desenvolveu os conteúdos para as áreas de Cenografia e Figurino, no curso de Arquitetura da Unyleya. Assinou o figurino, do show da cantora Alice Serrano. Desenvolveu a pesquisa para a novela Nos Tempos do Imperador (Globo) e criou o conceito do figurino para um dos núcleos (Pequena Grande África). Atualmente é consultora desse núcleo da novela e professora de Direção de Arte, na ESPM.

Referências bibliográficas ou autores adotados:
Eu sou pesquisadora, de projetos distintos para TV e Cinema, então isso vai depender muito, às vezes, preciso ler autores que nunca tinha lido. Dentro da área de Humanas, são os que eu mais domino, como por exemplo, Le Goff, Eric Hobsbawm, Walter Benjamin, Proust, Pierre Bourdie, Roland Barthes…

Temas ou conteúdos de interesse:
Direção, Linguagem e Criação

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual:
Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa, Desenvolvimento de Formato;Pré-Produção;Produção

Tipos de narrativa com maior afinidade:
Ficção;Não-Ficção;Transmídia;Branded Content

Plataformas preferidas:
Cinema;Televisão;Streaming;Instalações Audiovisuais Artísticas

Formatos preferidos:
Longa-metragem;Curta-metragem;Série de TV;Webserie;Programas de Televisão;Ensaio Fotográfico;Videoarte;Videos em Redes Sociais (Reels, IGTV, TikTok)

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso do tipos:
PGCAv Monográfico;PGCAv Experimental

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8547254043972967

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,