Viviane Ferreira

Cineasta formada pela Escola de Cinema e Instituto Stanislavisky, diretora e roteiristas dos documentários: Dê sua ideia, debata; Festa da Mãe Negra; Marcha Noturna e Peregrinação. Dos curtas de ficções: “Mumbi 7 Cenas pós Burkina” , estrelado por Maria Gal; “O dia de Jerusa” , estrelado por Léa Garcia e Débora Marçal, selecionado para o Festival de Cannes-2014 na mostra Short Film Corner;. Dos longa-metragens : “Pessoas Contar para Viver (2019)”, disponível na plataforma tamanduá.tv; e “Um Dia com Jerusa(2020)”, disponível na Netflix. Fundadora da Odun Filmes, da plataforma RAIO (Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada) e da plataforma de streaming TodesPlay, professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM São Paulo e da pós-graduação “Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais” da FAAP, é diretora-presidente da SPCine, integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta ( TV Cultura), diretora do Departamento Criativo da Odun Filmes, presidente da organização feminista Instituto Audiovisual Mulheres de Odun(iAMO), foi presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro de 2016 a março de 2021. É também, Advogada com atuação voltada para direito público, com foco em direito autoral e cultural. E mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília. Mantém sua atuação acadêmica, jurídica e cinematográfica, principalmente, nos seguintes temas: Modelos de Negócio Audiovisual, Cinemas e Audiovisuais Negros, Direitos Humanos, Direito Cultural, Relações Raciais e de Gênero.

Referências bibliográficas ou autores adotados:
Bibliografias no campo de : Direção e Narrativas audiovisuais; Gênero; Raça; Sexualidades; Modelos de Negocios Audiovisuais; Politicas da Comunicação; Politicas Audiovisuais ; Politicas Culturais; Regulação Audiovisual. 

Temas ou conteúdos de interesse:
Direção; Estruturas Narrativas; VOD; Cinemas Identitários;

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual: Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa, Desenvolvimento de Formato; Pré-Produção; Produção

Tipos de narrativa com maior afinidade:
Ficção; Não-Ficção; Branded Content

Plataformas preferidas:
Cinema;Televisão;Streaming

Formatos preferidos:
Longa-metragem; Curta-metragem; Série de TV; Webserie; Programas de Televisão; Videos Institucionais

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso do tipos:PGCAv Monográfico; PGCAv Experimental

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8869009194263568

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,