Estúdio.CAV: Ep. 01 – A origem do curso de Cinema na ESPM-SP

A Profª. Drª. Gisele Jordão conta como idealizou o curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP

No episódio de estreia do podcast Estúdio.CAV— totalmente produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual (CAV) da ESPM-SP — a Profª Drª Gisele Jordão, coordenadora do curso, compartilhou como suas ideias e experiências foram fundamentais para a criação dessa graduação na instituição. Ao longo do bate-papo foram explorados os desafios, inspirações e os momentos decisivos que moldaram o projeto pedagógico. A conversa ofereceu uma visão única sobre todo o processo de construção, desde os primeiros esboços até a consolidação de um dos cursos mais inovadores do audiovisual brasileiro.

Gisele Jordão possui uma sólida trajetória na indústria audiovisual, com mais de 30 anos de carreira. A profissional possui sua própria produtora, a 3D3 Comunicação e Cultura, que atua há 31 anos em consultorias para políticas públicas e privadas de investimento em cultura, gestão e produção de projetos de grande porte, como festivais e pesquisas. Além disso, é sócia do Latina Studio, com foco em coproduções internacionais. Professora da ESPM desde 1998, mesma faculdade onde cursou Publicidade no início dos anos 1990. Gisele foi convidada a retornar à instituição para integrar o pensamento de negócios e artes no curso de Propaganda. Sua formação acadêmica inclui mestrado em gestão internacional com foco em artes e doutorado em políticas públicas, que lhe permitiu desenvolver uma abordagem consistente e integrada em suas diversas atuações. Entre seus marcos profissionais, destaca-se a produção do primeiro longa-metragem digital do Brasil, “Cama de Gato”, um trabalho desafiador e muito comentado devido às limitações tecnológicas da época, mas que se mostrou inovador por apresentar um custo baixo.

Buscando se posicionar no mercado de negócios criativos, a ESPM convidou Gisele para desenhar o projeto pedagógico do curso de Cinema e Audiovisual, que foi aprovado pelo MEC mais rapidamente que demais instituições pela força que o curso demonstrou. O desafio era criar uma matriz curricular contemporânea e inovadora, capaz de preparar os estudantes não apenas para a linguagem artística, mas também para uma carreira sustentável no mercado. Assim, ela elaborou sozinha o plano pedagógico, com mais de 400 páginas, e, depois, contou com uma equipe de professores altamente qualificados, composta por profissionais internos e especialistas do mercado. Inicialmente, a carga significativa de conteúdos voltados para negócios causou estranhamento entre os estudantes, mas, hoje, aqueles que já se formaram reconhecem a qualidade da abordagem, validando o modelo criado. Para Gisele, o audiovisual brasileiro precisa avançar na compreensão de que a arte é uma necessidade básica e deve estar integrada social e economicamente na de forma coletiva, como ficou claro durante a pandemia. Ela reforça que o audiovisual é um ofício que exige muito estudo e profissionalismo.

O curso de Cinema e Audiovisual da ESPM conquistou a nota máxima na avaliação do MEC, refletindo sua excelência acadêmica e relevância no mercado. A proposta inovadora de integrar a linguagem artística ao desenvolvimento de habilidades de gestão e negócios provou ser fundamental para formar profissionais preparados para os desafios reais da indústria audiovisual.

Com uma base sólida e uma equipe qualificada, o curso segue consolidando seu espaço, alinhando ensino, pesquisa e mercado, e confirmando a visão de Gisele Jordão, de que o audiovisual é um ofício que exige preparo, dedicação e uma compreensão profunda tanto da arte quanto do contexto econômico e social brasileiro.

Confira este e outros episódios:

Siga o podcast Estudio.cav

https://www.instagram.com/estudio.cav

https://www.youtube.com/@Est%C3%BAdioCAV

Por Ingrid Valario e Vitória Matiello

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,