
A Universidade Manuela Beltrán da Colômbia convidou o professor da ESPM-SP, Claudio Cao Quintas, para ministrar uma palestra sobre a Coprodução Internacional e Transmídia em comemoração aos 50 anos da instituição. Cao abordou as relações de coprodução entre Colômbia e Brasil, destacando que o país vizinho enxerga o Brasil como um bom mercado e futuro parceiro.
O professor produziu um longa-metragem na Colômbia, chamado Garcia, que ganhou o prêmio de melhor filme colombiano no Festival de Cartagena, em 2011. Ao mediar uma mesa durante o Festival de Cinema de Petrópolis com os diretores do Festival de Cartagena, foi convidado para outra palestra, desta vez durante o próprio festival, abordando o tema de coproduções entre os países em 2019.
Também participou de outros eventos em Bogotá, como o BAM – Bogotá Audiovisual Market, um dos eventos de mercado audiovisual mais importantes da Colômbia. O evento promove o intercâmbio entre profissionais, incentivando novos negócios e novos talentos, no qual Cao já foi como participante e como convidado.
A ESPM tem procurado parcerias internacionais que ajudem os estudantes a produzir pensando no mercado internacional. “Nós estamos começando a conversar com essa faculdade específica sobre uma possibilidade de fazermos um convênio entre a ESPM e eles, para futuramente coproduzir trabalhos entre alunos e promover intercâmbios”, disse Cao Quintas.

Por Bruna Yumi
12/09/2025