Ale Mchaddo é diretora de cinema e animação, roteirista e produtora. Ela é graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP) e possui um mestrado em Narrativas Interativas pela mesma universidade. Ale é CEO, fundadora e sócia da 44 Toons, um dos estúdios de animação mais importantes do Brasil. Foi presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação e colaborou na criação de muitos projetos que fizeram a arte da animação crescer no Brasil. Sua carreira começou em 1996, com o lançamento do jogo Adventure, O Enigma da Esfinge, um dos jogos mais vendidos no Brasil da década de 1990. Atuando como Game Designer e Diretora de Cinema ao mesmo tempo, Ale criou séries de animação, exibidos em vários territórios. Dentre elas Nilba e os Desastronautas (primeira série a ser vendida para um canal americano – Starz) e Osmar, a Primeira Fatia do Pão (vencedor do prêmio piloto do júri infantil do MipJr). O primeiro longa-metragem de McHaddo foi lançado em 2017, a animação BugiGangue no Espaço, 3ª maior renda de filmes do gênero do Brasil. Desde 2017, Ale começou a dirigir filmes de ficção, em 2021 a comédia Amor se Medida, lançada na Netflix, conquistou a posição entre os top 10 em muitos países e se tornando o filme mais assistido em língua não inglesa. Recentemente, a comédia de terror também lançada na Netflix, Meu Cunhado é um Vampiro, repetiu esse feito, tornando-se novamente o filme mais assistido em língua não inglesa por 3 semanas. Ale acaba de lançar Uma advogada Brilhante, nova comédia com Leandro Hassum.
Referências bibliográficas ou autores adotados:
Blake Snyder, Syd Field, Robert Mckee, Tim Hill e Richard Williams.
Temas ou conteúdos de interesse:
Produção e direção de desenhos animados, design e criação de personagens, comédia e redação humorística, cultura pop.
Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual:
Direção, Roteiro e desenvolvimento de séries animadas.
Tipos de narrativa com maior afinidade:
Comédias; Terror; Animação.
Plataformas preferidas:
Salas de Cinema; Streaming; Redes sociais.
Formatos preferidos:
Longas metragens; Séries; Microfilmes – vídeos de curta duração.