João Osvaldo Schiavon Matta

Profissional com 18 anos de experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, atuando em cargos gerenciais em empresas multinacionais, como: Unilever, Mattel do Brasil e Vivo. Atuou como consultor de Marketing e Comunicação de Mercado para empresas como Warner, Quaker, Banco Real. Foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM de São Paulo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com doutorado sanduíche na University College of London (UCL) sob orientação do Prof. Dr. Daniel Miller. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1990), Pós-graduação em Tecnologia Internet pela COOPE-UFRJ (1999), Pós-graduação em Comunicação Mercadológica pela ESPM (2001), MBA em Gestão de Negócios pelo ITA / ESPM (2004) e Psicanalista pelo Sedes Sapientiae. Atualmente é professor em regime integral da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo. Ministra aulas nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, e Ciências Sociais e de Consumo, e MBA em Ciências do Consumo Aplicadas. É pesquisador nas áreas de Comunicação e Consumo. Conduz suas pesquisas através de abordagens etnográficas focando-se no estudo do consumo do público jovem. Tem experiência clínica em psicanálise.

Referências bibliográficas ou autores adotados:
Teorias da comunicação, antropologia, sociologia, psicanálise, marketing.

Temas ou conteúdos de interesse:
Cultura, linguagem, semiótica, comunicação, etnografia, mídias sociais, midiologia.

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual:
Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa, Desenvolvimento de Formato;Negócios: Planejamento Estratégico, Planejamentos de Comunicação e de MKT.

Tipos de narrativa com maior afinidade:
Ficção; Games (e outras narrativas interativas); Transmídia.

Plataformas preferidas:
Cinema; Internet (sites e outras plataformas digitais).

Formatos preferidos:
Longa-metragem; Série de TV; Webserie; Games; Vídeos em Redes Sociais (Reels, IGTV, TikTok).

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso do tipos:
PGCAv Monográfico.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283147728994959

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,