Thomaz Pedro

Tem graduação em Comunicação e Multimeios pela na PUC-SP e fez mestrado em Comunicação e Semiótica também na PUC-SP. Atualmente fazendo o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) no núcleo interdisciplinar DIVERSITAS. A pesquisa em andamento é sobre cinema indígenas entre os Kalapalo do alto Xingu. A pesquisa teve bolsa FAPESP e uma parte dela foi desenvolvida no departamento de antropologia da New York University (NYU).

Atualmente é professor de Direção de Fotografia do curso de cinema da ESPM. Foi professor no curso de Cinema do Centro Universitários Senac, de 2017 a 2018. Foi professor nos cursos de Cinema, Jornalismo e Radio e TV da Universidades Anhembi Morumbi de 2015 a 2018.

Dirigiu os documentários curta-metragem “Tapajós Ameaçado” (2021), que recebeu Prêmio do Público de Melhor Curta na 10ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e prêmio de melhor curta metragem no 28° Festival de Vitória e melhor documentário e melhor fotografia no festival AVA Amazônia. Dirigiu o documentário “Osiba Kangamuke – Vamos lá, criançada” (2016), que recebeu prêmio de menção honrosa na 2ª Mostra Sesc de Cinema e um melhor curta-metragem na 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Também dirigiu o curta-metragem “Terminal 3” (2017), que recebeu duas Menção Honrosa no Festival Visões Periféricas e no Festival Cine Gato Preto. Também dirigiu o curta-metragem “Surara, a luta pela terra Tupinambá” (2017) que recebeu o prêmio de melhor documentário brasileiro do 7° Cinecipó.

Recebeu em 2021 uma bolsa Rainforest Journalism Fund, do Pulitzer Center, que resultou em no documentários “Pandemia e Fake News no Alto Xingu” para o Le Monde Diplomatique, assim como duas reportagens escritas sobre o tema.

Como diretor de fotografia atua como freelancer em uma série de videoclipe, documentários, reportagens, publicidade e vídeos institucionais. Fotografou o curta-metragem de ficcção Provisório (2023), dirigido por Wilq Vicente. Fotografou também a série Museus a Céu Aberto, do canal Arte 1. Trabalhou na MTV e no canal Arte1. É sócio da empresa Araípe Produções.

Conheça também...

…E o vento levou

…E o Vento Levou (EUA, 1939): drama, épico Clássico dos clássicos, a história de superação

10 filmes do Pará

Os clássicos que o professor Pará indica. Se você é aluno de cinema e audiovisual,