Vince Vader

Prof. Dr. Vicente Martin Mastrocola é professor adjunto da graduação ESPM (São Paulo) onde leciona as disciplinas de “Plataformas Digitais” (para o curso de Comunicação e Publicidade), “Game Essentials” (para o curso de Sistemas de Informação), “Ciclos de Produção 5 – Projeto de Game” (para o curso de Cinema e Audiovisual) e “E-Sports e o Ecossistema Gamer” (como disciplina eletiva para todos os cursos). No MBA de Master Head of Digital Marketing da ESPM (São Paulo) ministra a disciplina de “Game Marketing e Gamificação”. Na pós-graduação da PUC do Paraná (modalidade EaD) é responsável pela disciplina de “Estratégias de Engajamento: Estudos de Casos de Gamificação”. É publicitário, graduado (2000) e pós-graduado (2007) em Publicidade e Propaganda pela ESPM, instituição por meio da qual também adquiriu o título de mestre (2011) e doutor (2017) em Comunicação e Práticas de Consumo. Cursou doutorado sanduíche na Fakulta Masmédií da Paneurópska Vysoká Skola na cidade de Bratislava (Eslováquia) no ano de 2016 – entre 2017 e 2018 fez sua pesquisa de pós-doutorado com o tema Advergames nessa mesma instituição eslovaca. Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998 e já realizou trabalhos por meio de agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Adria, Ford, Itaú, Vivo e McDonalds. Publicou, pela Cengage Learning, os livros “Game Design: modelos de negócio e processos criativos” e “Game Cultura: comunicação, entretenimento e educação”. Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet, games para PC e jogos para plataforma mobile. É autor da versão “Vikings” do clássico game de tabuleiro War e conteudista da versão 2019 do jogo Master (ambos os títulos publicados pela Grow Jogos). Também atua como consultor da On e-Stadium – maior arena de eSports da América Latina.

Referências bibliográficas ou autores adotados:
Autores da área de comunicação & consumo; autores da área de games, games design, narratologia e ludologia.

Temas ou conteúdos de interesse:
Consumo de games, game design, roteiro de games.

Áreas de maior conhecimento na Cadeia Produtiva do Audiovisual:
Desenvolvimento: Roteiro, Pesquisa, Desenvolvimento de Formato; Pré-Produção.

Tipos de narrativa com maior afinidade:
Ficção; Games (e outras narrativas interativas); Transmídia; Branded Content.

Plataformas preferidas:
Internet (sites e outras plataformas digitais); Mobile (aplicativos e outras plataformas mobile); Consoles para Games.

Formatos  preferidos:
Sites e Aplicativos; Podcasts; Games; Vídeos em Redes Sociais (Reels, IGTV, TikTok).

Interesse em orientar projetos de conclusão de curso dos tipos:
PGCAv Monográfico; PGCAv Experimental.

Link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9175184110106855

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