Você já comprou algo só porque estava com “desconto”, mesmo sem precisar? Ou escolheu um produto mais caro simplesmente por associar preço alto à qualidade? Essas decisões, muitas vezes automáticas, são o foco da Consumer Science Fair, um evento organizado pelos alunos do 3º semestre de Comunicação, da disciplina Comportamento de Consumo e Shopology.
A Consumer Science Fair é um evento interativo que investiga como a ciência pode ajudar a entender nossas decisões cotidianas de consumo.

No dia 19 de maio, na quadra da ESPM, o evento contou com experimentos práticos desenvolvidos pelos estudantes para testar diferentes hipóteses sobre o comportamento do consumidor.
Na feira, cada grupo de alunos preparou um experimento para explorar questões intrigantes, como:
- Será que ficamos tão empolgados com algo gratuito que ignoramos outros fatores na hora de escolher?
- Escolhemos produtos caros simplesmente porque o preço é alto?
- Nossas decisões mudam dependendo da combinação de produtos que nos é apresentada?
Os visitantes participaram dos testes e, ao final do evento, os resultados foram compartilhados e discutidos nas disciplinas de Comportamento de Consumo e Shopology.


E, sem dúvidas, além de colocar em prática os aprendizados da disciplina, os alunos se divertiram com a condução de seus experimentos.


O post Consumer Science Fair: 2025.1 apareceu primeiro em Comunicação e Publicidade ESPM – São Paulo.