Memorial do Isolamento

Este é um projeto realizado por dezenas de alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo da ESPM São Paulo, além de outros tantos colaboradores.


Começou em fevereiro de 2020, como um exercício de diários escritos, que mais tarde passaram a ser diários gravados em vídeo, como parte das disciplinas de Narrativas Audiovisuais e de Projeto Audiovisual, além do Laboratório de Formatos Híbridos do curso de Jornalismo – todos sob a coordenação do professor Andre Deak da ESPM. 


Os diários tiveram início antes da pandemia, mas quando teve início a quarentena, registraram também as primeiras semanas de isolamento. Seguimos com o registro dos diários pensando que o material poderia servir para algum tipo de documento histórico.

No segundo semestre de 2020 percebemos que a quarentena seria mais longa do que o previsto. Pensamos no projeto do site como uma exposição virtual, um lugar onde pudéssemos organizar os variados olhares que recolhemos durante estes meses.


Sensações, sentimentos, angústias, esperanças, na visão de jovens estudantes de graduação em São Paulo, um dos pontos mais críticos do país, em número de infectados e mortes.


O resultado é um recorte deste ano 2020, com trabalhos realizados por centenas de alunos, entre os primeiros e quartos semestres.

Reproduzir vídeo

Thomaz Pedro

Tem graduação em Comunicação e Multimeios pela na PUC-SP e fez mestrado em Comunicação e Semiótica também na PUC-SP. Atualmente fazendo o doutorado na

Making of MegaCities Short Docs 2023

No primeiro semestre de 2023, trabalho integrado do terceiro semestre dos estudantes de Cinema e Audiovisual virou também um Making Of, editado também por