Coletivo Catarse

A Catarse é um coletivo de comunicação organizado nos princípios do cooperativismo, da autogestão e da economia solidária. Desenvolve seus trabalhos a partir de uma perspectiva de comunicação integrada, transdisciplinar e com características de produção e compartilhamento de conhecimento, fomento de redes e formação com caráter articulador e mobilizador, procurando, dessa forma, gerar autonomia e emancipação nos sujeitos envolvidos.

Procura ainda estabelecer suas relações de prestação de serviços de uma maneira diferente, trabalhando com os tomadores sempre de forma propositiva e não-tarefeira. Responsabilidade de expressão, comunicar para transformar, estes são os motes que fundamentam o existir da Catarse.
_


Texto acima retirado do canal no Youtube do projeto que acaba de completar 15 anos, onde é possível assistir a uma série de trabalhos audiovisuais, transmissões ao vivo, curtas metragens e todo o tipo de conteúdo voltado para a difusão dos saberes e trabalhos realizados junto a comunidades e povos do Brasil, trazendo reflexões valiosas sobre o papel do audiovisual frente à preservação dos saberes antigos para a construção de uma sociedade mais sustentável, autônoma e coletivizada.

O canal no YouTube pode ser acessado aqui, ou se preferir, o site oficial do Coletivo conta também com um blog e mais informações.

MegaCities ShortDocs tem apoio da ESPM

O Megacities ShortDocs é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de no máximo 4 minutos destacando uma iniciativa local que responda a

Ana Paula Sousa

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero (1995), com mestrado em Indústrias Culturais e Criativas pelos King’s College de Londres (2012) e doutorado em Sociologia