
Quando pensamos em videoclipes icônicos, imaginamos grandes produções, efeitos especiais e orçamentos milionários. No entanto, muitos artistas já provaram que não é preciso gastar uma fortuna para criar algo memorável, apenas usando ideias criativas e recursos simples. A seguir, a lista de seis videoclipes que, mesmo com orçamentos modestos, conquistaram o público.
1. Gotye – “Somebody That I Used to Know”
Gotye e Kimbra protagonizam este clipe que, com uma estética simples, conseguiu capturar a atenção ao nível de ter mais de 2 bilhões de visualizações. Filmado com os dois artistas em frente a uma parede branca, a magia do clipe está na pintura corporal que se funde com o fundo conforme a música avança. A obra utiliza stop motion para em diversas partes, deixando de lado os efeitos especiais.
2. OK Go – “Here It Goes Again”
Conhecido por seus videoclipes engenhosos, o OK Go se aproveitou da simplicidade com “Here It Goes Again”. No vídeo, os membros da banda realizam uma coreografia divertida em cima de esteiras de academia. Gravado em uma única tomada, o clipe viralizou graças à sua ideia original e execução impecável, provando que, com criatividade e sincronia, é possível fazer muito com muito pouco.
3. Björk – “Stonemilker” (360 Degree Virtual Reality)
Björk sempre foi conhecida por sua abordagem experimental na música e no audiovisual. Com “Stonemilker”, ela levou a experiência dos videoclipes a um novo nível, utilizando a tecnologia de realidade virtual. Embora o conceito de filmar em 360 graus pareça avançado, o vídeo foi gravado em um ambiente simples: uma praia desolada na Islândia, com a cantora performando sozinha. O uso inteligente da tecnologia transforma a simplicidade do cenário em algo imersivo e profundo.
4. Arctic Monkeys – “R U Mine?”
O clipe de “R U Mine?” captura a energia autêntica dos Arctic Monkeys. Gravado em preto e branco, o vídeo mostra a banda dirigindo por uma cidade à noite, com cortes rápidos e uma estética DIY (faça você mesmo). Sem grandes produções, o clipe captura a essência da banda e da canção.
5. Oasis – “Shakermaker”
Em “Shakermaker”, o Oasis prova que às vezes não é preciso mais do que a banda tocando em ambientes comuns para criar algo bom. Filmado em locações simples, como ruas e parques, o vídeo segue a estética britânica de videoclipes low-budget dos anos 90.
6. Battles – “My Machines”
Gravado em um shopping, o clipe de “My Machines” vemos um homem escorregando em uma escada rolante, repetidamente, enquanto a banda toca ao fundo. A sensação de repetição, sincronizada com a música intensa, cria uma tensão crescente e prende o espectador. Foi usado técnicas para parecer que o clipe foi feito em plano sequência.
Por Renan Luz Borges
11/10/2024