A “magia” da CCXP: Quais são os motivos de sua popularidade

   DA IDEIA ATÉ A REALIZAÇÃO:

 Originada pelos moldes da Comic Con San Diego, surgida em 1970 nos Estados Unidos, o público brasileiro teve sua primeira oportunidade de ter acesso a um evento geek e de cultura pop de porte equivalente ao seu antecessor graças a Ivan Freitas Costa, idealizador da CCXP (Comic Con Experience). 

Com uma estrutura enorme, a CCXP teve sua estreia em São Paulo no ano de 2014, entre os dias 4 a 7 de dezembro, reunindo fãs de todo o país e posteriormente de todo o mundo devido à melhora da organização e o surgimento de novidades que diferenciam cada edição, provando para os grandes estúdios e mídias do entretenimento que o Brasil é uma boa opção para expandir seus mercados.

QUAIS SÃO OS MOTIVOS DO AMOR DOS FÃS PELA CCXP?:

O público-alvo que financia a oportunidade de se imergir no universo narrativo preferido possui requisitos que correspondem com o valor gasto na entrada, tais como:

Painéis e trailers exclusivos:

Durante o evento, são lançados trailers inéditos e realizadas apresentações exclusivas de grandes franquias, como filmes da Marvel, DC, e séries de plataformas de streaming, como Prime Video e HBO Max. Os participantes têm a chance de ver prévias de obras aguardadas e até interagir com celebridades internacionais como Giancarlo Esposito e Matt Smith que estarão presentes na edição deste ano (2024).

Celebridades e autógrafos:

A CCXP convida estrelas internacionais e nacionais para painéis, fotos e sessões de autógrafos. Isso cria uma oportunidade única para os fãs conhecerem seus ídolos. Além disso, a área chamada “Artists’ Alley” permite que quadrinistas independentes e renomados apresentem seus trabalhos e interajam com o público, gerando visibilidade para artistas brasileiros.

Imersão no universo geek:

A estrutura do evento, com stands de grandes estúdios e marcas, traz experiências imersivas, que incluem decorações temáticas e áreas interativas baseadas em filmes, séries e games. Além disso, há competições de cosplay e vendas de produtos exclusivos: o sonho de consumo dos “geeks”

Networking e aprendizado: 

Além do entretenimento, a CCXP serve como um ponto de encontro para profissionais da indústria audiovisual e cultural. Criadores de conteúdo, artistas e fãs podem se conectar com grandes nomes e empresas do setor, gerando oportunidades para futuras colaborações e acesso a novidades do mercado.

GUIA DO MOCHILEIRO: COMO SE PREPARAR PARA O EVENTO?

. Fique atento com a data dos primeiros lotes que são mais baratos do que os lotes mais pertos do evento. Se programe o quanto antes. 

. Esteja bem descansado antes de ir na CCXP. A chance de sair de lá exausto é muito provável. 

. Não esqueça de levar os ingressos. Sem eles, não existe a possibilidade de entrar.

. Não deixe de levar documentos de identidade, eles são essenciais caso seja preciso comprovar algum benefício ao utilizar o ingresso VIP. 

. Vá com um par de calçados bem confortáveis para evitar desconforto durante as longas horas de caminhada entre as atrações e espera de filas incessantes

. Leve uma garrafa de água, de preferência térmica. O local dispõe de pontos de hidratação (bebedouros)

. Não esqueça de levar alimentos de fácil armazenamento e que forneçam energia a curto prazo para conseguir aguentar da melhor forma possível o evento.

. Ao levar o celular, certifique-se de que ele esteja carregado. O dispositivo móvel é essencial para auxiliar para não se perder entre a multidão.

. Tenha uma quantia em dinheiro e cartões prontos para compras, especialmente se você estiver interessado em itens colecionáveis que se esgotam rapidamente

. Se você tem itens específicos em mente, faça uma lista para não comprar produtos desnecessários por impulsividade. 


Artigo escrito por Mikhael Jensen

Ale Mchaddo

Ale Mchaddo é diretora de cinema e animação, roteirista e produtora. Ela é graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP) e

Exposição virtual – Arte e gênero

Estudantes do primeiro semestre da disciplina de História da Arte Audiovisual são convocados a pensar a importância da representação e representatividade de gênero no