Como sempre, tudo começa pelo MASP!
Assim como várias instituições e eventos tiveram suas origens no MASP, a mostra internacional de São Paulo não poderia ficar de fora. Quando o crítico Leon Cakoff, armênio naturalizado brasileiro, tornou-se responsável pela programação de Cinema no MASP durante os anos 70, esse segmento do MASP passou a receber cada vez mais convidados e exibições. Sendo assim, 3 anos anos depois do início do programa e 3 décadas após a criação do MASP, Leon Cakoff batizou oficialmente essas exibições de Mostra Internacional de São Paulo, estabelecendo-se uma data anual para realização do evento, sempre no fim de Outubro.
Um início um tanto quanto difícil…
Devido ao contexto inicial no qual a mostra surge, houve certa dificuldade na seleção das obras exibidas, já que essa surge ainda durante a ditadura militar, período conhecido por sua censura no campo artístico. Ainda assim, a mostra surge como um exemplo de resistência e democracia perante as limitações políticas da época. Fugindo da lógica dos festivais, a mostra de Cakoff contava com o voto popular para as obras exibidas, mesmo não se tratando de uma competição. Essa decisão de Cakoff foi inspirada em contraponto do Festival Internacional de Cinema do Brasil, que teve sua única edição em 1954 e foi, de certa forma, um abrigo de Hollywood no Brasil. A ideia de Cakoff era trazer uma programação com o máximo de variedade estética, de linguagem e de nacionalidade possível. Sendo assim, o catálogo da mostra sempre foi bastante diversificado.
Popularização e crescimento da mostra
No decorrer dos anos, a mostra foi crescente tanto em público quanto em exibidores. Em sua primeira edição em 1977, a Mostra contava com 25 filmes de 16 países diferentes, além de alcançar um público de 15 mil espectadores. Já em 1983, na sua sétima edição e última vinculada ao MASP, a mostra já contava com 64 filmes de 28 países diferentes e um público estimado de 30 mil pessoas. Além disso, em sua quarta edição em 1980, a mostra passou a integrar dois prêmios dentro da sua realização: Um popular, mantendo a tradição, e outro da crítica. Como dito, em 1983 a mostra cortou relações com o MASP, expandiu-se para diversas salas de cinema em São Paulo e se tornou um evento independente que realiza as próprias exibições, ainda sobre a figura de Leon Cakoff que irá maestrar o evento até sua morte em 2011.
A mostra hoje
Depois da imensa ascensão da mostra, sua edição mais recente de 2023 contou com 363 filmes de 96 países diferentes. Sua exibição ocorreu em 24 salas de cinema diferentes, espaços culturais e CEUs (Centros Educacionais Unificados). Hoje, os CEUs oferecem exibições gratuitas da mostra, mas a maior parte do acesso ao evento ocorre através da venda de ingressos. A próxima Mostra Internacional de São Paulo acontece ainda neste mês, entre os dias 17 e 30 de Outubro.
Por Ronaldo R. A.
Saiba mais em: 47° Mostra Internacional de São Paulo