Estudantes mostram seus ensaios audiovisuais

Estudantes do quarto semestre do curso de Cinema e Audiovisual experimentaram um formato diferente na disciplina Projeto Audiovisual IV: ensaios. Neste trabalho, foram convocados a buscar uma voz de sua autoria que pudesse olhar o mundo de uma forma única; explorar sentimentos, sensações, convocar quem assiste a acompanhar seus pensamentos por temas livres, variados.

Selecionamos alguns exemplos e alguns depoimentos dos autores. 

Helena Capelossi: “Ensaio de Menina” é um video-ensaio que acompanha o crescimento de Helena, que lida com as pressões estéticas da sociedade desde a infância até o momento em que resolve escutar as mulheres ao seu redor.

jun: No meu caso, tudo começou com a vontade de questionar sobre até que ponto é válida essa ideia de que saber a verdade é o mais importante. Com isso, eu comecei a cogitar a possibilidade de discutir que talvez, às vezes seja melhor para o seu bem estar quando você não sabe de toda a verdade, mas pelo menos tem conforto, uma das coisas mais valiosas para o bem estar de qualquer pessoa. Então eu reassisti obras que tratavam desse questionamento em relação a liberdade vs conforto, como “Temos Modernos” e “Matrix”, e cheguei a conclusão que o filme de ficção científica das Irmãs Wachowski era a escolha mais precisa para o que eu queria comunicar. Então eu pensei em como construir um diálogo entre temática e forma, e eu percebi que a melhor forma de debater sobre um filme que aborda uma realidade simulada em um computador, era através do uso de realidade virtual no vídeo. Assim eu estruturei o ambiente virtual do vídeo no software Blender e o roteiro para o vídeo. Chegando no final do processo, eu planejava me gravar em frente a uma tela verde, para me inserir digitalmente dentro da realidade virtual. Mas minha casa não tem muito espaço para posicionar uma tela verde com a iluminação adequada, então eu decidi me inserir no vídeo através de um desenho meu, que recebeu sutis movimentos na vestimenta com ajuda do after effects. Então, depois disso eu apenas editei tudo no Premiere pro, tomando cuidado para que ao clicar na tecla 9, a pessoa fosse jogada para um momento específico do vídeo que ainda soasse coeso.

Renato: “Nada Se Cria, Tudo se copia”

Lena: “Dinheiro”

Isabella: “Não Posso, Tenho Ensaio”

João: “Plástica”

Samantha: “Existencialismo”


Thomaz Pedro

Tem graduação em Comunicação e Multimeios pela na PUC-SP e fez mestrado em Comunicação e Semiótica também na PUC-SP. Atualmente fazendo o doutorado na

Making of MegaCities Short Docs 2023

No primeiro semestre de 2023, trabalho integrado do terceiro semestre dos estudantes de Cinema e Audiovisual virou também um Making Of, editado também por