O professor, com papel atualizado na contemporaneidade, é o mentor dos estudantes na construção de conhecimento. Deixa o papel de simples transmissão de conteúdos e adquire o papel fundamental de mediador e curador na construção do repertório dos estudantes, liderando o processo de construção de conhecimento e do desenvolvimento estudantil. O curso, por sua vez, é construído a partir da lógica da aprendizagem viva, que tem por princípio criar relevância do tema e conteúdos estudados para o estudante. Neste sentido, a vivência da prática e da teoria é possibilitada e consegue atrair o interesse e o compromisso dos estudantes.
O conteúdo é, portanto, aplicado ao contexto. Deixa de ter papel central e passa a ser manejado de acordo com os contextos social, tecnológico, econômico e comunitário, de forma a mobilizar o estudante a apreendê-lo para resolver problemas propostos. A aprendizagem heterogênea é uma forma em que a aula passa a partilhar com experiências e vivências práticas na construção de conhecimento proposta pela instituição. O estudante, neste contexto, constitui habilidades e atitudes da instituição, já abordadas, e do curso ao qual está filiado.

Ale Mchaddo
Ale Mchaddo é diretora de cinema e animação, roteirista e produtora. Ela é graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP) e possui

Thomaz Pedro
Tem graduação em Comunicação e Multimeios pela na PUC-SP e fez mestrado em Comunicação e Semiótica também na PUC-SP. Atualmente fazendo o doutorado na Universidade

Ana Paula Sousa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero (1995), com mestrado em Indústrias Culturais e Criativas pelos King’s College de Londres (2012) e doutorado em Sociologia da

Felipe Julian “Craca”
Felipe Julián Goldfarb é graduado em música e pós graduado em comunicação audiovisual. Tem ainda especialização em Educação no Ensino Superior. É músico e produtor

Adriana de Sá Moreira
Roteirista, Pesquisadora e Professora Universitária. Mestre em Comunicação (linha de pesquisa: “Jornalismo, Imagem e Entretenimento”, Fundação Cásper Líbero, 2014). Especialização em Roteiro para Audiovisual (One

Heverton Lima
Heverton Lima é graduado em Cinema pela UFF (2012) e em Economia pela Unesp (2004), com mestrado em Cinema e Televisão na ECA/USP e mestrando

Lyara Alvarenga
Artista audiovisual, criadora de conteúdo audiovisual e de experiências imersivas, professora, pesquisadora e gestora de projetos e políticas públicas. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais

Paula Davies Rezende
Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, mestra em Estética e História da Arte pelo MAC-USP, especialista em Preservação de Acervos pelo MAST-RJ, formada em Audiovisual

Marcio Ribeiro
Doutor em Artes pela Unesp com tese voltada à economia e política audiovisual. Mestre em linguagem e estética audiovisual na mesma instituição. Jornalista e ex-crítico

Luciana Andrzejewski
Formada em História, com especialização em Arte e mestrado em Memória Social, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Vinte anos de

Ana Cristina (Cris) Lobo
Professora de Ciclos de Produção III na graduação de Cinema e Audiovisual na ESPM e professora da eletiva “Mercado Audiovisual e Carreiras”. É mestra em

Cyntia Calhado
Cyntia Gomes Calhado é jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora de Comunicação e Audiovisual. Doutora (bolsista CNPq) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica

Fernanda Riscali
Possui graduação em Comunicação Social/Cinema pela Escola de Comunicações e Artes – USP (1994), graduação em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de

Lucas Tolotti
Professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP. Bacharel em Comunicação – Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Vince Vader
Prof. Dr. Vicente Martin Mastrocola é professor adjunto da graduação ESPM (São Paulo) onde leciona as disciplinas de “Plataformas Digitais” (para o curso de Comunicação